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Blog da Lu

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Alimente-se bem, faça exercícios e perca peso no inverno

12 junho - Publicado pela Lu em 12/06/2013 às 8:03 em Suplementos Alimentares.

Inverno chegando, temperaturas baixando e só temos vontade de ficar em casa, ou melhor, nem sair do quarto. Principalmente se o assunto é malhar para manter o preparo físico em dia. Contudo, especialistas garantem que é nesta época que a rotina de exercícios deve ser mais observada.

Isso porque no inverno, temos tendência a comer mais para poder manter o nível de temperatura do corpo e, caso não trabalhemos a queima das calorias extras, já viu né? Até mesmo problemas de saúde como pressão alta e diabetes podem acontecer!

Além disso, existe outra questão: como os looks do inverno são sempre mais fechados e cheios de peças, aqueles detalhes que só nós vemos na hora de desfilar trajes mais curtos, deixam de ser assim tão importantes. E daí, acabamos relaxando.

Mas vale o aviso: a melhor época para perdermos peso é justamente no inverno. Como o metabolismo está mais acelerado, queimamos calorias mais rápido também. O segredo então é associar exercícios físicos à alimentação e suplementação adequadas.

Veja o que você pode fazer para não descuidar da saúde nesta época fria do ano:

mulhercorrendofrio

Experimente um lugar fechado para se exercitar: se você estiver em casa, a melhor coisa é evitar corredores de vento, pois eles vão baixar ainda mais a sensação térmica. Em lugares fechados, com a temperatura controlada, você pode até mesmo se sentir mais animado a praticar outras séries. Da esteira ao saco de areia, tudo ficará mais aconchegante. Se você não conseguir manter a mesma frequência do que no verão, tente pelo menos manter uma rotina de exercícios de três dias por semana.

Chame um amigo ou amiga: além de colocar o papo em dia, um pode ajudar o outro nas séries mais complicadas, na colocação de peso nos aparelhos e, claro, no incentivo na hora de quebrar os próprios limites pessoais. A companhia pode até mesmo ser um estímulo para encarar o ambiente externo. Praticar exercícios ao ar livre só tem vantagens. Ao sair para a rua você se expõe à claridade, mesmo que menor em tempos cinzentos. Esta exposição ajuda a produzir serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, além de estimular a absorção de vitamina D, fundamental para o fortalecimento ósseo.

Capriche no alongamento e dê intervalos maiores entre os treinos: uma das preocupações mais importantes é manter o corpo aquecido antes e durante a prática dos exercícios. O alongamento vai evitar lesões, além de manter as articulações lubrificadas.

Cuidado com o excesso de roupas: embora o casaco seja importante, priorize sempre as roupas próprias para a prática esportiva, leves e confortáveis, que possuem sistemas de ventilação para a evaporação do suor.

Mantenha-se sempre hidratado: acontece algo curioso em épocas frias. Como suamos menos, a sensação de sede é menor. Contudo, as toxinas que vão circular pelo corpo após a prática de exercícios são as mesmas. Portanto, é importante manter o organismo sempre hidratado, pois se elas não forem eliminadas (normalmente, nesta situação, pela urina), podem gerar desequilíbrios no corpo, como problemas pulmonares.

E a alimentação?

Existem alguns segredinhos também. A primeira coisa é moderar o consumo de alimentos que tenham muitas calorias por porção ingerida, como chocolates, cremes, tortas, doces e bebidas alcoólicas.

Capriche também na criação de lanches intermediários, pois eles ajudam a evitar o excesso de fome na hora das refeições principais. E não precisa apelar para petiscos, viu? Dá para montar um cardápio baseado em receitas deliciosas, como frutas assadas, chás diferenciados e sopinhas e caldos quentes, aqueles que se consome direto na caneca, sabe?

Outra dica são as saladas de hortaliças regadas com temperos quentes. São ótimas ao paladar e cumprem uma função importante, são recheadas de carboidratos completos, de digestão mais lenta. Desta forma, a sensação de saciedade é maior. Outros exemplos de alimentos com este tipo de reação são: damascos, ameixas, pães, cereais e grãos integrais.

A suplementação também tem um papel importante na hora de manter o preparo físico e a disposição para malhar e ter uma vida mais ativa na época mais fria do ano.

No inverno, substâncias como o chá verde, repleto de fitoquímicos da família da cafeína e polifenóis, neutralizam o estresse e proporcionam efeito estimulante e desintoxicante. Uma boa dica é o Max Titatinum, composto com Chá verde, cafeína e vitaminas.

Outras duas boas indicações são a Proteína de Soro do Leite (Whey Protein), para rápido ganho de proteínas e energia para seus exercícios de rápida absorção e o Colágeno Hidrolisado, com benefícios comprovados no combate a flacidez e as rugas do rosto, da fragilidade óssea e outras.

Viu só? Com algumas dicas e ajuda de suplementos alimentares de nosso mix de produtos, manter uma rotina de exercícios é, não só possível, como agradável.

E você? O que faz quando pinta aquela preguicinha na hora de malhar?

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